São Francisco

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Admoestações de São Francisco



As Admoestações são assim nomeadas, graças a serem denominadas como tal nos textos latinos e nas edições em línguas vernáculas. Essa palavra é expressa pelos verbos latinos moneo e admoneo, e pelo substantivo admonitio, que em linhas gerais são sinônimos de exortar/exortação e corrigir/correção. Esses termos que significam admoestar são usados nos escritos de Francisco como uma ação (moneo), ou o resultado dessa ação (admonitio).
Sendo assim, o Assisense encarava o termo admoestação como um forma de pregação pessoal, que tinha como objetivo a instrução, de conforto, e sustento. Essas admoestações são encontradas em mais de um texto franciscano como, por exemplo, na Regra Bulada e Regra não bulada. Elas tem o significado “pedagógico-salvífico” e quem a pronuncia é o responsável pela animação da fé e da vida dos frades da comunidade franciscana. Esses textos são um modo de educar, servem de recurso pastoral de controle, uma pregação qualificada como uma exortação pastoral, orientação àqueles que andavam segundo a carne, além de incitar aos frades a seguirem firmes na fé , na vocação e retamente o Evangelho.
Porém, como já exposto acima, existe entre os escritos de Francisco um texto com o título específico de Amoestações. Esse escrito, composto por vinte e oito textos exortativos, trazem em seu bojo a dimensão total do projeto educacional que Francisco queria implementar para salvar a sua alma. Eles foram proferidos pelo Poverello, para instruir aos irmãos, sem data e em circunstância exata.[1] Consensualmente os teóricos aceitam a ideia de que foram reunidos pela primeira geração franciscana, quando Francisco ainda era vivo, porém sem data nem local definido.
Quanto a sua autenticidade não se costuma discutir, pois são textos que estão presentes tanto nas obras de Tomás de Celano, quanto nas de Boaventura e atestadas por manuscritos em abundância. Além disso, os códices que o transmitiram o fizeram antes ou ao mesmo tempo que os outros textos mais confiáveis, tendo o estilo, modo associativo de pensar e falar caros e familiares a Francisco.[2]
Para Paul Sabatier podem ter sido fragmentos da Regra de 1221 postos de lado, para não alongar mais o texto.[3] Outros estudiosos, também o enquadram na categoria de textos legislativos, apontando-os como acréscimo ou explicação adicional a essa Regra.[4]
Caetano Esser afirma que o texto apresenta reflexões teológicas que se voltam para a vida concreta da Ordem dos Frades Menores, onde se revela o mistério da pobreza na qual se imitava humanamente a renúncia de Cristo.[5]
Martino Conti afirma que:

As admoestações de São Francisco pertencem ao gênero literário saiencial-exortativo com finalidade pedagógico-salvífico. Ao lançar mão deste gênero literário, comum à literatura sapiencial do Antigo Testamento, às Palavras do Senhor e aos Ditos dos Padres do Deserto, São Francisco tem consciência de ser mestre de vida espiritual, isto é educador da fraternidade franciscana e, como tal, age com toda simplicidade.[6]


Segundo esse autor Francisco era um educador da Cristandade que usa a forma discursiva tradicional, juntamente com um conteúdo preso às particularidades Medievais.
Sendo Assim, vamos mergulhar no texto para ver que lições são essas e o que trazem de novidade para os frades e todos aqueles que as ouviram sendo proferidas por Francisco.



[1] Escritos de São Francisco. Editorial Franciscana. http://www.editorialfranciscana.org/files/_Escritos_4aef8457d0054.pdf, p. 99
[2] idem.
[3] idem.
[4] SILVEIRA, I. Frei; REIS, O. dos. (Org.). São Francisco de Assis: escritos e biografias de São Francisco de Assis; crônicas e outros testemunhos do primeiro século franciscano. 7. ed. Petrópolis : Vozes, 1996, p. 59
[5] ESSER, Caetano. As Exortações de Francisco de Assis. Braga : Editorial Franciscana, 1976. p. 10.
[6] ADMOESTAÇÃO. In: Dicionário Franciscano. Petrópolis : Vozes, 1999. p. 23

3 comentários:

  1. Comentem, critiquem e tragam novas informações, isso me ajudará muito. Desde já obrigado! Paz e bem!

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  2. eu já estou por aqui ... a iniciativa é louvável ... sua produção é importante e deve ser vista ... vou seguir ... abraço meu caro amigo ...

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  3. Obrigado amigo! Sua companhia, amizade e opiniões são muito importantes para minha vida, acadêmica e pessoal. A você toda Paz e todo Bem!

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