As Admoestações são assim
nomeadas, graças a serem denominadas como tal nos textos latinos e nas edições
em línguas vernáculas. Essa palavra é expressa pelos verbos latinos moneo e admoneo, e pelo substantivo admonitio,
que em linhas gerais são sinônimos de exortar/exortação e corrigir/correção. Esses
termos que significam admoestar são usados nos escritos de Francisco como uma
ação (moneo), ou o resultado dessa
ação (admonitio).
Sendo assim, o Assisense
encarava o termo admoestação como um forma de pregação pessoal, que tinha como
objetivo a instrução, de conforto, e sustento. Essas admoestações são
encontradas em mais de um texto franciscano como, por exemplo, na Regra Bulada
e Regra não bulada. Elas tem o significado “pedagógico-salvífico” e quem a
pronuncia é o responsável pela animação da fé e da vida dos frades da
comunidade franciscana. Esses textos são um modo de educar, servem de recurso
pastoral de controle, uma pregação qualificada como uma exortação pastoral,
orientação àqueles que andavam segundo a carne, além de incitar aos frades a
seguirem firmes na fé , na vocação e retamente o Evangelho.
Porém, como já exposto
acima, existe entre os escritos de Francisco um texto com o título específico
de Amoestações. Esse escrito, composto por vinte e oito textos exortativos,
trazem em seu bojo a dimensão total do projeto educacional que Francisco queria
implementar para salvar a sua alma. Eles foram proferidos pelo Poverello, para instruir aos irmãos, sem
data e em circunstância exata.[1] Consensualmente
os teóricos aceitam a ideia de que foram reunidos pela primeira geração
franciscana, quando Francisco ainda era vivo, porém sem data nem local
definido.
Quanto a sua autenticidade
não se costuma discutir, pois são textos que estão presentes tanto nas obras de
Tomás de Celano, quanto nas de Boaventura e atestadas por manuscritos em
abundância. Além disso, os códices que o transmitiram o fizeram antes ou ao
mesmo tempo que os outros textos mais confiáveis, tendo o estilo, modo
associativo de pensar e falar caros e familiares a Francisco.[2]
Para Paul Sabatier podem
ter sido fragmentos da Regra de 1221 postos de lado, para não alongar mais o
texto.[3] Outros
estudiosos, também o enquadram na categoria de textos legislativos,
apontando-os como acréscimo ou explicação adicional a essa Regra.[4]
Caetano Esser afirma que o
texto apresenta reflexões teológicas que se voltam para a vida concreta da
Ordem dos Frades Menores, onde se revela o mistério da pobreza na qual se
imitava humanamente a renúncia de Cristo.[5]
Martino Conti afirma que:
As
admoestações de São Francisco pertencem ao gênero literário saiencial-exortativo
com finalidade pedagógico-salvífico. Ao lançar mão deste gênero literário,
comum à literatura sapiencial do Antigo Testamento, às Palavras do Senhor e aos
Ditos dos Padres do Deserto, São Francisco tem consciência de ser mestre de vida
espiritual, isto é educador da fraternidade franciscana e, como tal, age com
toda simplicidade.[6]
Segundo esse autor
Francisco era um educador da Cristandade que usa a forma discursiva
tradicional, juntamente com um conteúdo preso às particularidades Medievais.
Sendo Assim, vamos
mergulhar no texto para ver que lições são essas e o que trazem de novidade
para os frades e todos aqueles que as ouviram sendo proferidas por Francisco.
[1] Escritos de São Francisco. Editorial Franciscana. http://www.editorialfranciscana.org/files/_Escritos_4aef8457d0054.pdf, p. 99
[2] idem.
[3] idem.
[4] SILVEIRA,
I. Frei; REIS, O. dos. (Org.). São Francisco de Assis: escritos e biografias
de São Francisco de Assis; crônicas e outros testemunhos do primeiro século
franciscano. 7. ed. Petrópolis : Vozes, 1996, p. 59
[5]
ESSER, Caetano. As Exortações de
Francisco de Assis. Braga : Editorial Franciscana, 1976. p. 10.
[6] ADMOESTAÇÃO. In: Dicionário
Franciscano. Petrópolis : Vozes, 1999. p. 23
Comentem, critiquem e tragam novas informações, isso me ajudará muito. Desde já obrigado! Paz e bem!
ResponderExcluireu já estou por aqui ... a iniciativa é louvável ... sua produção é importante e deve ser vista ... vou seguir ... abraço meu caro amigo ...
ResponderExcluirObrigado amigo! Sua companhia, amizade e opiniões são muito importantes para minha vida, acadêmica e pessoal. A você toda Paz e todo Bem!
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